Inovação

Geração de energia limpa e renovável

A SESAMM é a primeira empresa brasileira de saneamento a investir na geração de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, para complementar o consumo de energia de sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A usina de energia é composta por 1.066  módulos, que somam uma potência de  402,375 kWp para fornecer energia limpa.
 
Referência no setor de saneamento, a SESAMM é responsável pela implantação e operação do sistema de tratamento de esgotos do Município de Mogi Mirim. A instalação da usina de energia solar faz parte do plano de melhoria da eficiência e da sustentabilidade dos sistemas da companhia.
 
A energia solar é renovável e traz benefícios ambientais e econômicos, tais como a redução de impactos ambientais, maior segurança operacional devido a diversificação das fontes de energia, além da dependência da rede de distribuição energia.
 
A ETE da SESAMM trata 150 litros de esgoto por segundo, consumindo anualmente 1,72 Megawatts (MW) de energia elétrica. Parte dessa energia será agora gerada de maneira mais sustentável pelo sistema fotovoltaico de captação de energia solar instalado nos telhados, no solo do entorno da estação de tratamento de esgoto e cobertura do estacionamento dos carros da SESAMM. O espaço ocupado pelos módulos totaliza uma área de 2.124,54 m² e a usina gerará 606 MWh por ano, ou seja, 35% da energia elétrica geral necessária para o tratamento do esgoto da estação.
 
O sistema de placas fotovoltaicas utiliza uma das mais modernas tecnologias, a PERC (Passivated Emitter and Rear Cell), que define uma arquitetura de células solares diferente da arquitetura de células padrão que está em uso há três décadas. A tecnologia PERC tem uma eficiência muito maior, o que resulta em uma redução de área ocupada pelos módulos fotovoltaicos e uma geração mais eficiente de geração de energia. 
 
A usina solar da SESAMM cumpre todas as normas da Resolução Normativa 482/687 da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica. Conforme a RN 482/687, o sistema foi construído com as especificações técnicas e normativas da concessionaria de energia elétrica Elektro.
 

Galeria de Imagens