Usina solar fotovoltaica da SESAMM se transforma em tema de estudo acadêmico

Usina solar fotovoltaica da SESAMM se transforma em tema de estudo acadêmico

Os estudantes Kevin da Silva e Rodrigo Alfé, do curso de engenharia da civil da Universidade Estácio de Ribeirão Preto, elaboraram durante 12 meses um artigo acadêmico utilizando como objeto de analise a usina solar fotovoltaica implantada em 2019 na unidade da SESAMM.

O objetivo do trabalho, supervisionado pelo professor Guilherme Lelis Giglio, mestre na área de saneamento, foi analisar projetos de energias renováveis alternativas, focando na apresentação de um sistema solar fotovoltaico integrado a uma estação de tratamento de esgoto.

Segundo os estudantes, o interesse por essa área de pesquisa surgiu quando participaram de uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto da GS Inima Ambient, em Ribeirão Preto. “Na ocasião, pudemos conhecer a geração de energia através do biogás. O sistema usa o subproduto obtido no tratamento do lodo do esgoto como combustível na produção de energia para consumo na própria estação”, comenta a dupla.

O artigo “Uso de Energia Solar Fotovoltaica para Estação de Tratamento de Esgoto”, traz dados que avaliam o potencial teórico e efetivo de produção de energia elétrica pelo uso das placas fotovoltaicas, desempenho do sistema através dos índices de produtividade, fator de capacidade e taxa de desempenho, além de mensurar a economia gerada com a aplicação do sistema em função da demanda energética utilizada na operação.

As conclusões obtidas na pesquisa mostram que o sistema implantado pela SESAMM, além de ser pioneiro no Brasil, se mostrou viável nas esferas financeira e ambiental, trazendo a tendência mundial de sustentabilidade como modelo de auto geração de energia. O material final foi apresentado como trabalho de conclusão de curso e exposto na 27ª Edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo em São Carlos.

Saiba mais

Conheça mais sobre a usina solar fotovoltaica

Confira na íntegra o artigo