SESAMM realiza visita técnica para participantes da FENASAN

SESAMM realiza visita técnica para participantes da FENASAN

Um grupo de estudantes e técnicos da área de saneamento estiveram nesta quarta-feira (18) nas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da SESAMM. A visita técnica foi promovida pela AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), dentro da programação de atividades da Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que ocorreu nesta semana, em São Paulo.  

O objetivo é proporcionar aos visitantes aperfeiçoamento, reciclagem e novas experiencias, considerando que a ETE da SESAMM é uma unidade sustentável e que possui o primeiro sistema de geração de energia solar do país.

O grupo foi recepcionado pela diretora técnica da SESAMM, Eliane Rodrigues de Almeida Florio. Que justificou a escolha do local para a realização da visita técnica. “Pelo sistema convencional e nessa formatação, é, sem dúvida, a melhor estação de tratamento de esgoto do Brasil”, comentou.
Em seguida, a coordenadora de operação da estação, Sirlei Cristiana Brignoli, apresentou um material audiovisual onde o grupo pode conhecer todos os processos operacionais do local. Ela também explicou sobre a concessão dos serviços de saneamento e apresentou índices que comprovam a eficiência no tratamento da cidade de  Mogi Mirim.
“A eficiência do sistema é bem elevada, acima de 95%”, destacou. Sirlei também falou sobre o controle energético, usando como exemplo, a usina de energia solar que começou a funcionar em junho deste ano, com a previsão de produzir 606 MWh por ano, suprindo cerca de 30% da energia elétrica geral necessária para o tratamento do esgoto em Mogi Mirim.
Outro ponto destacado durante a visita foi o sistema de reuso de água realizado na estação. Segundo a coordenadora, 95% da água usada na operação, limpeza de gramados e irrigação de jardim é água de reuso produzida na própria unidade.

Com o projeto “Reuso de efluente tratado na ETE-Mogi Mirim”, realizado em 2017 e com o projeto ‘Sustentabilidade e eficiência energética na ETE-Mogi Mirim’, realizado esse ano, a SESAMM foi a grande campeã, na categoria Técnica, do Prêmio Sustentabilidade, realizado numa parceria entre Abcon e Sindcon.
Outra ação importante, é a participação da empresa no Programa Interlaboratorial, que tem como objetivo testar a qualidade das análises e adotar critérios e orientações dos órgãos e gestores de qualidade. Neste programa, o laboratório da concessionária tem sido atestado como um dos melhores do país.
O grupo realizou perguntas e tirou dúvidas e sem seguida foram conhecer as instalações e cada processo da ETE.

Galeria de imagens