Concessões da GS Inima Brasil foram destaque em publicação sobre saneamento básico

Concessões da GS Inima Brasil foram destaque em publicação sobre saneamento básico

Os serviços de saneamento básico realizados nas cidades de Araçatuba (SP) e Ribeirão Preto  (SP) foi destaque na publicação do Panorama da Participação Privada no Saneamento 2016, lançada em São Paulo no dia 30 de julho pela ABCON - Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.

O evento contou com a participação do presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, parlamentares, representantes do BNDES e da Caixa Econômica Federal e de diversas entidades do setor.
Em Araçatuba, a GS Inima é responsável pelo sistema de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e gestão comercial. Já em Ribeirão Preto, a empresa fez o projeto, construiu e opera o sistema de tratamento de esgoto. As cidades foram apontadas como exemplos positivos no avanço em saneamento.
Oliveira, que também é presidente do conselho diretor da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), discursou na abertura da cerimônia. Ele fez um balanço dos desafios para o setor e falou sobre o déficit histórico do saneamento no Brasil.
No país, detalhou o presidente, quase metade da população não possui serviço de coleta de esgoto e apenas 40% do que é gerado é efetivamente tratado. "Ao deixarmos de elevar o saneamento à condição de prioridade, perdemos uma oportunidade histórica de discutir as reais dificuldades que afetam o setor e fazer avançar a oferta de serviços à população", afirmou.
Também participaram do evento, o senador Roberto Muniz, o secretário nacional de saneamento ambiental, Alceu Sagamarchi Filho e o deputado federal Cacá Leão.
Segundo Muniz, atualmente existem aproximadamente 30 mil obras paradas no país, totalizando cerca de R$ 300 bilhões de restos a pagar. Já o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Paulo José Galli, disse que o banco está empenhado na questão do saneamento.
A publicação Panorama da Participação Privada no Saneamento 2016 apresenta dados atualizados das atividades das concessionárias privadas de saneamento em todo o país, além dos perfis de 11 municípios que, com a presença da iniciativa privada, atingiram excelentes indicadores de desenvolvimento econômico e social.

http://abconsindcon.com.br/publicacoes/panorama-da-participacao-privada-no-saneamento/

Galeria de imagens