Caepa

Dicas

Ao utilizar o banheiro
Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes para um bom banho. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Escovar os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta consome 12 litros de água. Basta molhar a escova e fechar a torneira, repita a operação para enxaguar a boca. Não acione a descarga à toa, ela gasta muita água. Se a válvula estiver com defeito o consumo pode chegar a 30 litros.

 

Economize água na cozinha
Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Lavar louça com a torneira parcialmente aberta, durante 15 minutos, consome 243 litros de água. Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue no lixo. Coloque água até a metade de uma cuba para ensaboar a louça. Repita a operação para enxaguar: você gastará apenas 20 litros. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela já estiver cheia. Você economiza água e energia elétrica. Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros de água.

 

Cuidados ao lavar roupas
Mantenha a torneira fechada enquanto você ensaboa e esfrega a roupa. Deixe a roupa acumular para lavá-la de uma só vez. Não lave uma peça por vez. Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou da máquina para lavar o quintal ou a calçada, pois a água já tem sabão: é dupla economia.

 

Limpando a calçada e o quintal
Não use a mangueira para retirar o lixo da calçada. Varra antes e se necessário jogue água com o auxílio de um balde. Lavar a calçada por 30 minutos, mesmo com a torneira não muito aberta, consome 216 litros de água.

 

Economize água lavando o carro
Experimente lavar o carro usando um balde para molhar e ensaboar e outro balde para enxaguar. Não use a mangueira. Você economizará 560 litros de água, o que representa a mesma quantidade de água que você gasta em 12 banhos de 5 minutos na ducha.

 

Ao regar as plantas
Use um regador para molhar as plantas, nunca a mangueira. Regando jardim e plantas durante 10 minutos você vai gastar 186 litros de água. No verão, prefira regar o jardim pela manhã bem cedo ou à noite, para evitar a evaporação no inverno, regue as plantas pela manhã, dia sim, dia não. Com esses cuidados você economizará 96 litros de água por dia.

 

Preserve a água da piscina
Colocando uma cobertura (encerado ou material plástico) na piscina, você consegue reduzir a evaporação da água em até 90%.