SESAMM recebe avaliação Positiva no Tratamento de Esgoto.

SESAMM recebe avaliação Positiva no Tratamento de Esgoto.

A SESAMM participou do PROGRAMA INTERLABORATORIAL realizado pela ABES/PROAGUA sendo esta sua 114ª edição.

O programa interlaboratorial teve início em 1999, com o surgimento dos primeiros laboratórios no Brasil acreditados pelo INMETRO para ensaios no controle de qualidade de água e esgoto.

As primeiras rodadas foram organizadas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. Em 2010, para viabilizar a participação dos vários laboratórios interessados no programa, foi envolvida a PROAGUA Ambiental, que disponibilizou sua equipe técnica e administrativa para operar o programa que passou a ser denominado PROGRAMA INTERLABORATORIAL ABES/PROAGUA.

Atualmente o programa conta com mais de 300 laboratórios cadastrados, distribuídos em todo território nacional. Trata-se de um programa aceito pelo INMETRO para seus laboratórios acreditados segundo os critérios das ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2006, graças ao seu cadastro em nível internacional na base de dados de provedores reconhecidos pelo EPTIS – www.eptis.bam.de

A SESAMM participou em 2017 do Programa Interlaboratorial em sua 114° rodara rodada, que tem entre seus objetivo:

- Avaliar a qualidade das análises feitas pelos laboratórios, fomentar o aprimoramento técnico entre os participantes, incentivar a melhoria constante das análises e adotar critérios e orientações dos órgãos e gestores de qualidade.

- Integrar os laboratórios responsáveis pela certificação ou controle de qualidade de água e esgoto sanitário;

- Fomentar o aprimoramento técnico entre os laboratórios participantes de forma a gerarem resultados consistentes e confiáveis;

- Incentivar os participantes a fazerem uma análise crítica dos resultados, aproveitando-os sempre como oportunidade de melhorias.