Caepa

SESAMM vence Prêmio Sustentabilidade na categoria técnica

O projeto da SESAMM “Sustentabilidade e eficiência energética na ETE-Mogi Mirim”, foi o grande campeão da categoria Técnica do 3º Prêmio Sustentabilidade 2019, promovido pelo SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), com apoio da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto). 

 

O anúncio dos vencedores foi feito na quinta-feira (22/08), no centro de convenções do Hotel Grand Mercure Ibirapuera, em São Paulo. Estavam presentes 180 pessoas, entre lideranças do setor do setor de saneamento, autoridades e convidados.

 

 Desenvolvido pelos colaboradores Sirlei Brignoli, Leandro Lopes, Bruna Scarpa, André Buratin, José Renato Alves, Carlos Roberto Ferreira e Eliane Florio, o programa “Sustentabilidade e eficiência energética na ETE-Mogi Mirim”, viabilizou a instalação da primeira usina solar fotovoltaica do Brasil, que gera energia elétrica para consumo operacional da própria Estação de Tratamento de Esgoto, garantindo elevada eficiência na gestão de todos os processos que envolvem o consumo energético.

 

O presidente da SESAMM, o engenheiro Carlos Roberto Ferreira, acompanhou de perto o desenvolvimento das atividades. “Foi um trabalho feito em equipe. Todos colaboraram de múltiplas formas para a viabilização do projeto da usina fotovoltaica. A conquista desse prêmio só contribuiu para o desenvolvimento dos colaboradores”, comenta o dirigente.

 

“Os prêmios são consequência dos valores compartilhados pela empresa e do investimento na formação e capacitação dos profissionais que pensaram e realizaram os programas que tornam a prestação dos serviços públicos de água e esgoto cada vez mais sustentáveis”, comentou o CEO do grupo GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, que também controla a SESAMM.

 

Nessa edição, a organização do prêmio recebeu 63 projetos das categorias Técnica, Institucional e Gestão  implantados em todas as regiões do país.

 

Histórico de vitórias

A concessionária já foi vitoriosa em outras edições do Prêmio Sustentabilidade. Na primeira edição, ocorrida em 2015, conquistou o terceiro lugar na categoria Técnica, com o projeto: “Remoção biológica de fósforo na ETE Mogi Mirim”, realizado pela colaboradora Sirlei Brignoli.

Em 2017, na segunda edição do prêmio, foi campeã na categoria Técnica com o projeto: “Reuso de efluente tratado na ETE-Mogi Mirim”, pelos colaboradores Sirlei Brignoli, Antônio Donizete, Lucas Mizael, José Renato Alves e André Buratin.