MOGI MIRIM PASSA A TRATAR O ESGOTO DE 95% DA POPULAÇÃO

MOGI MIRIM PASSA A TRATAR O ESGOTO DE 95% DA POPULAÇÃO

A ETE Mogi Mirim amplia o tratamento de esgoto para 95% dos habitantes com a entrada em operação de mais um módulo

O prefeito de Mogi Mirim, Paulo de Oliveira e Silva inaugurou no dia 15 de julho mais um módulo na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mogi Mirim que permite a ampliação do tratamento dos efluentes domésticos para 95% da população no município.

“Hoje é um dia festivo para Mogi Mirim”, disse o prefeito Paulo de Oliveira e Silva. “Uma cidade do nosso porte ter 95% dos esgotos tratados demonstra que, antes de tudo, ela cuida do meio ambiente e investe no desenvolvimento social.” E aproveitou para anunciar a antecipação da quarta etapa de ampliação da ETE Mogi Mirim, prevista para 2031. “Dessa maneira, chegaremos antes à universalização dos serviços de esgotamento sanitário, colocando Mogi Mirim no ranking das cidades mais bem saneadas do Brasil”. 

A cerimônia contou também com a presença de Paulo Roberto Oliveira, CEO da GS Inima Brasil, do presidente do SAAE Mogi Mirim, representado pelo eng. Luiz Manoel Furigo, de Fred Guidoni, secretário Executivo de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, de Gilson Santos de Mendonça, superintendente regional da Sabesp, de Isabel Cristina Manfré, diretora técnica, e de Carlos Roberto Ferreira, diretor presidente da SESAMM - Serviços de Saneamento de Mogi Mirim.

Com o investimento de mais de R$ 30 milhões em 2022, a SESAMM entrega a terceira etapa da expansão do sistema de esgotamento sanitário, com a construção de uma unidade de tratamento preliminar com capacidade de processar 150 litros de efluentes por segundo (totalizando a vazão prevista para o fim do contrato), um reator biológico, um decantador secundário e mais uma centrífuga. Esses recursos deram a ETE de Mogi Mirim a capacidade de elevar a vazão do efluente tratado para 225 l/s. 

A SESAMM

Criada em 2008 para construir e operar o sistema de esgotamento sanitário de Mogi Mirim por 30 anos, a SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim é controlada pela GS Inima Brasil e SABESP. Em 2019, a concessionária foi a primeira empresa brasileira de saneamento a investir na geração de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, para utilizar essa energia na ETE. Hoje essa energia limpa e renovável responde por 30% da energia consumida na operação da unidade. Iniciativa essa que possibilitou a conquista da ISO 50.001:2018 em Sistemas de Gestão de Energia.