Mogi Mirim inaugura 1º sistema de energia solar em saneamento

Mogi Mirim inaugura 1º sistema de energia solar em saneamento

Acaba de entrar em operação o primeiro sistema de geração de energia solar no setor de saneamento do país, a Usina Fotovoltaica da ETE Mogi Mirim, da SESAMM (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim).

 “Sinto-me gratificado por testemunhar esse avanço tecnológico promovido pela SESAMM”, disse o prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno. “É uma parceria de extrema importância para Mogi Mirim, pois vamos ganhar ainda mais qualidade para o tratamento nos próximos anos”.

 “Com a instalação da nova tecnologia pretendemos trazer ainda mais sustentabilidade para a unidade, pois já contamos com serviço de água de reuso e iluminação em LED das instalações”, informou o diretor-presidente da SESAMM, Carlos Roberto Ferreira. “Com a instalação das placas fotovoltaicas vamos suprir em 30% o abastecimento de energia, beneficiando ainda mais a estação em eficiência operacional e preservação do meio ambiente”.

“Desde o início da parceria entre Sabesp e GS Inima Brasil, em 2008, houve muitos avanços. Desta vez, fizemos estudos técnicos sobre energia limpa que apontaram para o sistema fotovoltaico como o mais adequado para a ETE Mogi Mirim.” disse o presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira.” É um ótimo modelo, que vai servir de exemplo para outras regiões de São Paulo”.

Energia limpa

A energia limpa é produzida a partir da radiação solar em contato com os 1.066 módulos instalados nos telhados e ao redor da estação. Os painéis de silício captam a energia solar e a convertem em energia elétrica, atendendo a todas as exigências da ANEEL. A usina produz 606 MWh (Mega Watt por hora), suprindo 30% da energia elétrica geral necessária para o tratamento de esgoto.

Atualmente, a estação é capaz de tratar 150 litros de esgoto por segundo e conta com tecnologia de lodos ativados com aeração prolongada. O investimento no Sistema Fotovoltáico é de R$ 1,8 milhão, totalmente realizado pela SESAMM.

Galeria de imagens